segunda-feira, abril 02, 2007

E os Blogs Corporativos?

Muito se fala de blogs hoje em dia, mas um blog mal feito é tão ruim ou pior que uma equipe de linha de frente mal treinada, porque a informação passada pode tomar dimensões muito maiores. Podemos comparar um blog mal feito a um atendimento por telemarketing, frustrante não?


Antes de criar um blog, a empresa deveria entender o conceito e a razão de se criar uma abertura para conversar com os clientes na internet, e não criar por puro modismo. Tenho alguns péssimos exemplos de blogs corporativos, como o da Americanas.com que até tiraram do ar. O que eles postavam eram ofertas de seus produtos, somente isso. E o do Google? Particularmente eu acho horrível, o que é postado na verdade são press releases falando das novidades (principalmente do orkut). Onde já se viu um blog sem possibilidade de comentários? E as conversações onde ficam? Quem diria hein Google...

Mas claro que existem bons exemplos, como o da Tecnisa. Acho bacana porque são postadas informações relevantes sobre o mercado imobiliário em geral, e a participação dos colaborades é muito ativa, respondendo as críticas e sugestões dos consumidores com muita agilidade e de uma forma muito humana, e não robotizada.

Mas com certeza o melhor exemplo que vi até hoje foi da Dreamhost, uma empresa de hospedagem de sites. Durante um período de três semanas, eles tiveram sérios problemas com os data centers e obviamente os sites hospedados foram prejudicados. A primeira reação dos clientes? Revolta total, porque teoricamente isso não deveria acontecer, mas a postura da empresa em relação ao problema e a forma transparente como eles detalharam e resolveram o problema gerou uma reação muito bacana frente aos clientes, é só dar uma olhada nos comentários e ver a resposta da galera. Acredito que a melhor forma de utilizar um blog é exatamente essa, criar um ambiente transparente para os consumidores e abrir espaço para um diálogo, coisa praticamente impossível com empresas travadas que utilizam o telemarketing como única forma de contato. Tendo essa abertura, é possível aplicar a estratégia de marketing alinhada com as ações de Relações Públicas, criando um um cenário de confiança para os consumidores e propício para influenciar em suas decisões de compra.

E o blog da Nextel, quer dizer, do Pimentel, o que vocês acham hein?

6 comentários:

Agatha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agatha disse...

É, por puro modismo, as empresas têm se equivocado bastante no uso das ferramentas oferecidas pela internet.
E não apenas com os blogs... Tenho visto algumas marcas fazendo uso de redes sociais apenas pq o orkut "deu certo", mas era realmente necessário?
Além de transparência, é importante a adequação do conteúdo ao posicionamento da empresa. Como qualquer forma de comunicação, temos que nos perguntar: isso é relevante?

Fabricio Teixeira disse...

Também acho bobagem essas marcas que fazem comunidades e profiles no orkut só pq "a fórmula deu certo uma vez". Que querem se inserir no mundo virtual a qualquer custo, sem se preocupar com a relevância do que estão fazendo. Triste...

Nossa, e o blog do pimentel é "quase engraçado", e isso irrita mais que tudo.

Thiago Onorato disse...

Grande texto.

Acho que além de td q foi comentado, com o que eu concordo e muito, acho que existe uma resistencia das empresas em entrar de cabeça nesse mundo, pq elas (principalmente as grandes) centralizam as decisões de mkt fora daqui. Porque rola um medão, dá um branco e os caras não dão liberdade pros nativos.

"Think global, act local", como bem citou o Con no outro post, deveria ser mindset. Cade o tal do empowerment que tanto se fala? Sem poder de decisão local, as grandes perdem grandes oportunidades.

E pra finalizar, queria citar um bom exemplo de blog coorporativo que é o da Philips, chamado Simples Cidade (http://simplescidade.philips.com.br/). Gosto porque ele tem tudo a ver com o posicionamento da marca "Sense and Simplicity" e porque ele tem uma finalidade, simplificar a vida das pessoas. Achei uma sacada interessante.

Guto Okamoto disse...

Concordo Tig! "Think global, act local" se encaixa perfeitamente nessa situação.

E esse exemplo do Simples Cidade é mto bacana, antes da minha saída da HotList tive uma pequena participação nesse projeto e gostei mto da atitude da equipe da Philips em transformar no que ia ser um site meio travado em um Blog! O bacana é que eles também aplicaram o conceito de redes sociais aí, acho que tem tudo pra dar certo =)

Conrado Ruggieri disse...

Boa, Guto!
Relevância é o fator que menos levam em conta ultimamente. Principalmente pela "facilidade de se montar um blog", ou algo parecido.

O que é aquele blog do Pimentel?!
Beira o ridículo.

Tig, realmente o blog da Philips é muito interessante. Eu não conhecia.