O leão vs o resultado
Os leões começam a rugir em Cannes. Quase que simultaneamente, surgem as primeiras discórdias a respeito da peça "x", do conceito "y" e assim vamos. Veja que até a publicidade brasileira ficou com ciúmes e entrou na moda da chamada "chupada", "chupinhada" e afins.
A coisa chegou a tal ponto que a frase que eu mais leio por aí é a manjadíssima "na publicidade nada se cria, tudo se copia". Mas até que ponto podemos considera-la aceitável?
- Se vai dar certo pro cliente, vale copiar?
- Será que a gente não é muito bitolado, a ponto de achar campanha do paquistão copiando campanha da Nova Guiné?
- Essas duplas malditas deveriam ser punidas com um escalda pé em fritadeira de batata-frita!?
Bom, é como mamãe dizia: "mais vale um leão na jaula do que um gatinho no telhado". Hein??!
3 comentários:
Quem fala isso esquece que só a gente, que acompanha as campanhas do mundo todo, repara que uma é parecida com a outra. Um conceito criativo pode funcionar para uma marca X no Brasil e para uma marca Y na Suécia, e os públicos das duas campanhas vão ser impactados da mesma forma. Por que desperdiçar isso?
Sei lá, só opinião.
Concordo, Fabixu. Quem repara nessas coisas são só as pessoas que vão atrás de que acontece ao redor do mundinho mágico da comunicação.
Falando das campanhas da Citroen e da Fox... não, não acho que foi plágio. Coincidência sim, já que ambas partem de um conceitozinho mais do que batido. "Com menos pessoas fazendo isso, mais daquilo acontece..."
Falta de criatividade em ambas. Mas as duas até que são bem bonitinhas visualmente. =)
Postar um comentário