quinta-feira, abril 19, 2007

É hora de ficar com medo?

É, a compra do YouTube pelo Google gerou muito mais discussão, mas acredito que a aquisição da DoubleClick vai gerar uma revolução no mercado.

Quem lembra do Urchin? Era um software de sucesso que fazia o tracking das campanhas de publicidade online. Era pago, e hoje se tornou o Google Analytics, um serviço fantástico e gratuito. Com a DoubleClick pode acontecer o mesmo, daqui um tempo provavelmente teremos o serviço de AdServer gratuito.

É...mas o que é AdServer? É um serviço que faz a entrega das peças, controla a quantidade de impressões e tem algumas funções que ajudam na segmentação da campanha.

E como isso vai afetar o mercado? Bem, o Google sabe que a mídia gráfica é tão importante quanto o seu modelo de negócios, Links Patrocinados e AdSense, e muito mais atraente quando se trata de branding, então por que não entrar de cabeça nessa área também?

Com a utilização de um AdServer gratuito, muitas empresas, agências e veículos terão um controle maior sobre suas campanhas e conseguirão mensurar melhor seus investimentos. Será um passo importante pra tentar tirar do mercado os sites (veículos) que utilizam robôs pra gerar e vender uma falsa audiência, gerando péssimos resultados nas campanhas e denegrindo a imagem da publicidade online, além de desbancar agências que camuflam relatórios de entrega de suas campanhas. Querendo ou não, grande parte do mercado de internet ainda é amador, acredito que, caso tenhamos um Adserver gratuito, isso ajudará muito a tornar o mercado de internet mais profissional, eficiente, e quem sabe atrair maiores investimentos para a mídia online.

Ah, isso sem falar no Long Tail. Há também a possibilidade das peças gráficas começarem a ser comercializadas por leilão, como se faz no AdWords. Vai ser interessante ver pequenos anunciantes com banners por toda rede adsense!

Minha expectativa é de que com um AdServer gratuito, teremos acesso a informações mais concretas e não manipuladas sobre os veículos, além de ter em mãos outros dados além de pageviews para fazer um planejamento de mídia online.

Talvez isso nem se torne gratuito, e tudo que disse foi besteira e em vão. Mas caso contrário, será que não é hora do Yahoo! e Microsoft ficarem com um pouco mais de medo do Google?

10 comentários:

Felipe Giacon disse...

Se eles vão ficar com medo eu não sei, mas que eu vou ficar feliz, ah vou. Atualmente uma das maiores dificuldades na hora de aprovar um plano de mídia com os clientes é convence-los da importância de utilizar AdServer, que ajuda nas análises de resultado e cria um aprendizado absurdo. Já trabalhei com campanha com AdServer e sem AdServer. A diferença de aprendizado é gritante, e as possibilidades de mensuração com o serviço são gritantes.
Espero que essa aquisição mexa com o mercado e o resultado disso seja vantajoso para todos nós.

Fabricio Teixeira disse...

É... Como você disse, a longo prazo é a chance dos pequenos anunciantes entrarem na internet com campanhas visuais, e funcionando em tempo real, como os links patrocinados hoje. Um grande passo para a democratização da web, não? =)

Conrado Ruggieri disse...

Não só a Microsoft e o !Yahoo não.

As agências de comunicação que não se adaptarem com rapidez a essa potencial "revolução" morrerão presas na teia. E essa questão está em pauta há um bom tempo.

É uma faca de 2 legumes: de um lado, muita informação relevante; de outro, uma infinidade de possibilidades e alternativas de negócios que, se não aproveitados corretamente, serão convertidos em $$ perdido.

Como o Fe disse, o aprendizado é gigantesco. A Web precisa muito disso. Um viva para a democratização on-line!

Agatha disse...

É, sou super a favor do adserver virar um "item de série" e espero mesmo que se torne um serviço gratuito. Acho que o próprio Google é o maior interessado em democratizar as análises e criar critérios definidos para a mensuração.

O Analytics é uma ferramenta simples que até leigos como eu podem usar em sites pessoais e ajudar a aumentar o culto em torno da marca Google...

Guto Okamoto disse...

AdServer é fundamental pra fazer uma análise do desempenho de uma campanha, e ajuda principalmente pra evoluir nos próximos projetos. Trabalhar sem métricas é complicado, ainda mais no ambiente online.
O que me preocupa é o monópolio que o Google vai montar (já tá montando), será mesmo que podemos acreditar na filosofia "Don't be Evil"?

Anônimo disse...

Bom Post, ajudou-me bastante a elaborar o meu esclarecimento de Adserver para o meu blog em Portugal. Obrigado
dá uma vista de olhos se quiseres e deixa um comentário: http://www.emarketingpt.com/adserver-servidor-de-anuncios

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bom Post, ajudou-me bastante a elaborar o meu esclarecimento de Adserver para o meu blog em Portugal. Obrigado
dá uma vista de olhos e deixa um comentário se quiseres: http://www.emarketingpt.com/adserver-servidor-de-anuncios

Anônimo disse...

This blog was... how do I say it? Relevant!

! Finally I have found something that helped me.
Thanks!

Also visit my page: gto120dlaocm402mfos02.com

Anônimo disse...

They will provide you with a range of conditioned administrators yourrrre able to rent helping by way of hoarder.
Still there are actually standard can make use of which will help in
preserving severe initiative. Not machines can get variety rapidity and as a result fiscal possibility
whilst microwave ovens nowadays in this cooking. Biscuits might possibly be the attaching parts between
the two waste material around the appendage you'll be interested to become a member of And think about these people since the dowels from the dowel synovial.

Here is my blog; 2 slice stainless steel toaster reviews