segunda-feira, abril 16, 2007

Joost revolucionando a internet

Print screen do Joost


Há alguns meses muito tem se falado sobre o Joost, que, resumidamente, é um programa de transmissão de imagens de TV pela web. A vantagem que esse serviço tem em relação a sites como o YouTube é o fato dele respeitar direitos autorais, pois com isso conquistou a empatia de transmissoras como a MTV, que já fechou parceria com o serviço.

Hoje recebi um e-mail do serviço em resposta a minha inscrição de meses atrás para testar o programa. Impressionante. Não havia dado devida importância, e nem acreditava muito nas pretenções dos idealizadores, mas devo admitir que prende atenção, surpreende pela qualidade da imagem e empolga pensando que a TV vai ficar mais próxima do meu cotidiano.

Já existem vários canais disponíveis, como a MTV já citada, e tenho certeza que não demora muito para outros ganharem espaço nesse programa. Resta descobrir como a propaganda vai se comportar nesse serviço. Quem tem idéias para utilizar o Joost como nova mídia?

6 comentários:

Fabricio Teixeira disse...

Aliás, o que permite ao Joost ter mais qualidade de imagem é o fato dele não concentrar os dados em um servidor único. Ao visualizar um vídeo, você está bufferizando de vários computadores diferentes, servidores e usuários. Só assim pra ter uma qualidade tão alta com uma espera tão baixa, quase ao vivo =)
O serviço, enquanto for gratuito, promete!!!
Valeu pelo post =D

Guto Okamoto disse...

É, acho que tudo na internet vai ser baseado no modelo de negócios "freemium". Oferecendo um serviço grauito, e um acesso premium a quem estiver disposto a pagar por essa exclusividade. Ainda não conheço o Joost, não recebi o convite ¬¬
Será que isso vai pra frente mesmo? Acho que na internet a qualidade da imagem não é o diferencial...ótimo mesmo é o razoável...vide qualidade dos vídeos do youtube e as mp3 =)

gaitha disse...

freemium?
taí, gostei do termo. é um tipo de estratégia muito bacana e bem melhor do que as "trial versios" das grandes coorporações de tecnologia.

tb não acho que a qualidade da imagem ou do som sejam fatores importantes na internet. acredito que o usuário esteja interessado apenas em ter acesso a um conteúdo que não teria de outra forma...

Conrado Ruggieri disse...

Apesar de prezar muito pela qualidade do som e da imagem de quase tudo que eu vejo/ouço (acreditem, sou chatão para isso), concordo com vocês.
Também recebi um convite! =D
Só falta instalar e usar, mas tenho certeza que o "freemium" será por muito pouco tempo.
Valeu, Fe!

Felipe Giacon disse...

Eu discordo com relação a qualidade de imagem. Claro que não é feature essencial, queremos antes de tudo navegar, mas a partir do momento que isso pode ser oferecido sem buffer e outras coisas que deixam mais devagar, quero mais é um puta visual como o que tenho na TV. Usuário está cada vez mais exigente, e da mesma maneira que não aceita um site "feio", não vai aceitar imagem sem qualidade numa "TV ao vivo" da vida se pode ter boa qualidade num Joost. =)

Bruno Chenque disse...

Recebi só hoje o acesso ao Joost. Fiquei impressionado com a qualidade de som e imagem, fora que não trava nem dá pau - ao menos ainda não aconteceu comigo.

Quero saber se já possível salvar os programas que vimos. Aí seria melhor ainda....