domingo, abril 01, 2007

Notícia de jornal



O jornalismo está em crise. Previsões fatalistas dizem que os jornais e as revistas não existirão mais com a crescente importância que a internet tem conquistado como fonte de informação e cultura. Ela é mais rápida, mais abrangente e muito mais democrática.

Os grandes nomes editoriais têm se mexido para correr atrás do prejuízo. A Folha e a Time fizeram mudanças no projeto gráfico e na forma de pensar para tentar cativar uma nova geração virtual e individualista. O The Guardian já anunciou que vai colocar as notícias na rede antes de imprimir no jornal. Alguns já jogaram a toalha e decidiram fechar, antes que a internet feche com eles.

É que com os blogs, comunidades colaborativas e demais espaços pessoais, os jornalistas foram perdendo espaço. Existe até um novo termo: jornalismo open source, para a produção e publicação de informações de modo colaborativo, como o coreano OhMyNews e o brasileiro Eu, Repórter, da Globo.com.


Os profissionais da área protestam. Porque agora, qualquer um pode escrever o que quiser, da forma que quiser, sem precisar de um diploma ou um crachá numa grande veículo de comunicação. Sem querer desmerecer a profissão, acho que o problema é outro.

É preciso ter cuidado... Se por um lado, a web permitiu que muitas pessoas tivessem acesso a uma enormidade de conteúdo de todo o tipo, por outro, ficou muito mais difícil filtrar as informações e separar o joio do trigo. Se a internet não tem um rosto, como será possível acreditar na veracidade daquilo que lemos?

Quer saber mais?
Jornalismo Digital
internet jornalismo revolução | Digestivo Cultural
Como o jornalismo brasileiro absorveu a internet | Webinsider

2 comentários:

Conrado Ruggieri disse...

A coisa tá feia! hehehe
Mandei por e-mail a vocês uma nota que saiu no Meios&Publicidade.
Eu mudaria um pouco os termos: não diria que o jornalismo está acabando, mas sim que ele está acabando da maneira como o conhecemos, assim como a publicidade.
Isso é excitante!
=D

Anônimo disse...

Conteúdo colaborativo é uma tendência mundial. Os grandes jornais estão nas mão de pequenos grupos que tentam manipular as massas com sensacionalismo. Nossa empresa está desenvolvendo um jornal colaborativo online gratuito que pode ser visto no endereço de teste: http://www.noticio.us