terça-feira, abril 24, 2007

Paratodos



Fato. A moda é um negócio. E pra se vender, ela se vale de tendências que vão e vêm mais rapidamente do que as modelos nas passarelas. Não apenas tendências puramente estéticas, mas também, mercadológicas.

No Fashion Marketing 2007, muito se falou de alguns artifícios que as marcas têm se utilizado tanto para aumentar o consumo quanto o culto aos seus nomes. Algumas dessas você já deve ter visto, mas talvez não soubesse que já eram um conceito com nome e tudo no mundinho fashion... veja só:

Masstige ou mass prestige: a massificação do prestígio das grandes marcas, através da oferta de produtos mais acessíveis, como pequenos acessórios. Assim, a consumidora que não tiver US$ 1.650 para gastar em uma bolsa Marc Jacobs chiquérrima, pode pagar módicos US$ 58 por um guarda-chuva Marc by Marc Jacobs ou US$ 5 por um porta-band-aid.

Crossbranding: união de marcas populares a marcas mais sofisticadas, ou seja, roupas com "assinatura" e preço mais acessível. Aqui no Brasil, já teve C&A by Marcelo Sommer e Zêlo by Alexandre Herchcovitch.

Fast-fashion ou coleções cápsulas: como já foi dito antes, é a tendência das marcas lançarem pequenas coleções pelo ano, ao invés das habituais coleções de verão e inverno. É um conceito em alta principalmente nas grandes lojas como Zara e H&M que aproveitam o burburinho dos desfiles e lançam peças bem parecidas com as produzidas pelos designers, mas com preços mais compatíveis com o bolso do consumidor "normal". Peças quase descartáveis, por sinal.

Tudo isso pra democratizar mais a moda e trazer um pouquinho de glamour aos pobres mortais...

Quer saber mais?
Você é o que você compra | Glamurama
Moda - Update or Die
Oficina de Estilo

4 comentários:

bu disse...

é. são mundos diferentes. moda pra estilista, moda para o povo, moda do que tá na moda. moda pra que te quero. a publicidade não faz mais nada a não ser moda.

Fabricio Teixeira disse...

Na verdade são conceitos que vieram de outros mercados e foram adaptados para o mercado de moda né! Hunf, e tem gente que duvida do poder desse mercado...

Thiago Onorato disse...

Bom texto... Mas confesso que estou, apesar de entender os conceitos, estou ficando meio confuso com tantos "EARLY BIRDING", "EXCUSUMPTION", "GRAVANITY" e assim por diante... Até porque a aplicabilidade desses conceitos no Brasil tem sido nula quando comparado as estratégias de comunicação das grandes empresas. Mas esse é outro e frustrante epsódio.

Fê Resende disse...

olá! obrigada pelo link! =)