terça-feira, março 27, 2007

A Busca na Web

Não querendo dar uma de Alexandre Kavinski ou de Marcelo Sant'iago, mas vou iniciar minha participação no AdRulez falando um pouco de Search Marketing.

Buscar por algo é um desejo natural do ser humano, sempre estamos procurando por alguma coisa. Diariamente buscamos por objetos, por pessoas e principalmente por algum tipo informação específica. Bom, agora eu pergunto para vocês: existe fonte melhor do que a internet para encontrar qualquer tipo de informação?

Para praticamente todos os tipos de perfis que levantarmos no Marplan, veremos que a segunda finalidade de acesso na internet é a busca, perdendo somente para a utilização do email. E por que será que pouquíssimas empresas brasileiras se preocupam com a Busca na Web? Será que atingir o consumidor no momento em que ele está procurando por algo, no exato instante em que ele está interessado no assunto, não é uma boa hora para propagar a sua mensagem?

Os buscadores tem um potencial enorme, e de 2005 pra cá já percebi que houve uma movimentação muito grande por parte das agências com a criação de departamentos especializados em Search Marketing, agora só faltam as empresas se ligarem e começarem a investir na Busca na Web.

Mas o que quero falar não são dos badalados Links Patrocinados, e sim de SEO - Search Engine Optimization. Esse nome gringo todo pomposo, se traduz aqui no Brasil como Otimização de Sites em Buscadores, uma atividade pouco praticada pelas empresas, e muito explorada pela blogosfera.

Mas afinal, pra que serve uma Otimização de Sites em Buscadores?

Otimizar um site é livrar-se de barreiras tecnológicas, criar popularidade dentro de comunidades e tornar o conteúdo das páginas relevantes. O que mais se faz na internet é produzir conteúdo, e o trabalho dos consultores de SEO é justamente guiar essa produção para a relevância. E o que ganhamos com isso? Ganhamos muito, principalmente o interesse dos usuários por terem encontrado a informação que precisavam, e um bom posicionamento nos buscadores, ou seja tráfego qualificado e constante.

Bom, vamos ver um videozinho pra entender melhor o básico da Busca na Web, as técnicas de SEO ficam pra um próximo post. Ah, esse post foi otimizado pra palavra-chave "Busca na Web", que tem cerca de 789 buscas por mês, vamos ver se não gera um bom tráfego pra gente =)



Sites relevantes:
SEOmoz
Search Engine Watch
Search Engine Roundtable

4 comentários:

Agatha disse...

Devo informar que o número de novos visitantes ao blog quase dobrou de ontem pra hoje (segundo dados do google analytics).
Com certeza, o SEO é uma matéria que não pode ser mais desprezada pra quem quer fazer a diferença na web...

Post show! Valeu, Guto...

Fabricio Teixeira disse...

Muito bom o vídeo, apesar de meio brega...rs
Aqui na agência os AI dedicam longas horas de um projeto para criar estratégias de seo, inclusive criando metodologias bem específicas para tal. Otimizar um site para buscadores é importantíssimo, e fácil de fazer.

Thiago Onorato disse...

A julgar pelos 4 "Buscas na Web" e pelo titulo gigante, vai realmente bombar.

Sinto que algumas empresas sentem-se tentadas e trabalhar melhor as ferramentas de busca, mas existe ainda uma certa resistência por questões éticas que eu simplesmente não entendo.

Vi uma palestra do Alexandre Hohagen do Google daqui do Brasil e eles tem uma preocupação em controlar um pouco esse trabalho. Veja, imagino que pra eles não é nada bacana que alguém trabalhe nos bastidores pra um site estar no topo de uma busca.

Belo post, bom vídeo para uma palestra em faculdade : )

Guto Okamoto disse...

na verdade Tig, os buscadores são contra os chamados Black Hats. São uns caras que querem fazer de tudo pra conquistar as primeiras posições, inclusive SPAM. Isso sim que o Google e o Yahoo! condenam.

Já fui em algumas palestras do Hohagen tb, e ele mesmo dizia que SEO bem feito ajuda os buscadores a identificarem conteúdos relevantes.

Otimizar é fácil, mas posicionar no topo dos buscadores não é tão simples quanto parece.