terça-feira, abril 24, 2007

Colaboração online no Brasil










A moda é colaborar. A matéria da Time, que elegeu Você como a personalidade do ano, parece ter dado o empurrãozinho que faltava para o usuário médio se conscientizar que nessa nova web é ele quem tem que gerar o conteúdo. Projetos colaborativos emplacam em todo o mundo: vídeos, conhecimentos gerais, habilidades, patrocínio de bandas, conhecimentos do dia-a-dia, livros de design, perguntas e respostas.

O mais bacana é ver que o Brasil está se esforçando para não ficar para trás nessa onda. O DicaSP, o completíssimo ViajeAqui e o recém-criado Meu Cardápio são bons exemplos de ferramentas colaborativas transportadas para a nossa realidade. Mas qual não foi minha surpresa quando descobri que até o Cybercook (site de receitas há mais de 10 anos no ar) foi redesenhado e se transformou em uma grande comunidade de receitas e dicas culinárias, crescendo a cada dia. É isso aí, melhor para nós. Isso porque dizem que "somente 1% dos usuários participa". Imaginem se a moda pega =)

Conhece mais projetos colaborativos brazucas? Deixe um comentário com o link!

3 comentários:

Agatha disse...

É, os gringos tão bem à frente, mas considerando a nossa realidade, acho que estamos caminhando bem. E acho essencial grande empresas como a Editora Abril acreditarem nisso...
Dos brazucas, os que eu conheçø são:

Garimpar (http://www.garimpar.com.br/favoritos/): Um del.icio.us brasileiro.

Brasil Wiki! (http://www.brasilwiki.com.br/): Jornal participativo.

Outrolado (http://www.outrolado.com.br/) e Overmundo (http://www.overmundo.com.br): Diggs brasileiros

Unknown disse...

Realmente, chega de só buscar conteúdo... agora podemos colaborar com nossas próprias receitas e experimentar a de outros... e o melhor de tudo isso, combinar receitas, experimentar coisas novas, além do que conheceremos muito mais pessoas de diferentes culturas e hábitos, o que ao meu ver só enriquece conteúdo.
=)

Henrique Garcia disse...

Agora chegou a vez dos serviços brasileiros conquistarem seu espaço, aproveitando a experiência destes mesmos usuários que já "aprenderam" a linguagem nos sites gringos.

Com essa segmentação de serviços, é uma questão de tempo para essa mesma onda de usuários criarem volume de informação e confiarem mais nos sites brasileiros.