segunda-feira, abril 09, 2007

A Reunião

Gerente de marketing apresentando o planejamento de lançamento do novo produto. Toda sua equipe em silêncio, prestando toda a atenção.

- Gente, para promover o lançamento do novo produto, vamos investir 1 milhão de reais em revistas, jornais e rádio.
- Mas chefe, nosso concorrente está investindo 120 milhões de dólares este ano!
- Não tem problema, nosso produto tem um diferencial pra atual linha.
- Mas chefe – outro responde – todos os nossos concorrentes já tem este diferencial que a gente tanto fala há dois anos no mercado.

Vem a exclamação inevitável: - chefe, vamos investir em mídias alternativas!

A gerente faz uma cara de perturbada, não pelo absurdo que ela está propondo, mas sim por se sentir contrariada, no alto de seu orgasmo criativo. E segue com a reunião, ignorando seus colaboradores.

Acreditem, isso aconteceu. E deve acontecer em muitos outros lugares. E eu me pergunto, é incapacidade de inovar ou medo?

“The two reasons people say no to your idea:
"It's been done before"
"It's never been done before“ (Seth Godin)

Um comentário:

Conrado Ruggieri disse...

Incapacidade de inovação.

Medo, por si só, não é desculpa.

Afinal, qual profissional nunca sentiu aquele frio na barriga antes de apresentar um projeto para um superior ou cliente?

Seja uma proposta comum ou inovadora, o receio de que algo possa dar errado (ou não) está sempre presente.

Arriscar faz parte de uma mente empreendedora.

(isso tudo é bem clichê, mas é a pura verdade)