Os Sete Encartes Capitais
Ok, o título doeu, mas vai melhorar...
Uma das vantagens de trabalhar em marketing é ser paparicado. Recebo várias revistas no escritório. Algumas eu adoro. Outras quem aproveita é minha sogra...
O fato é que ontem tive o prazer de abrir a Cláudia, da Abril. E lá dentro tinham 7, “SETE” encartes de diferentes empresas, de diferentes formatos, com diferentes approachs a uma "mesma" consumidora (editoras pensam assim, tadinhas).
A primeira coisa que pensei foi: “que coisa mais chata...” antes do eu-marketeiro questionar: “será que estas ações são efetivas?”. Não quero tirar conclusões preciptadas, mas um encarte desse não é barato! E no meio de tanta informação, será que o encarte não se perde!?
Pra piorar, enquanto escrevia este texto, li aqui sobre outro triste momento da propaganda brasiliera.
Isso é falta de estratégia. Fazer um ppt em março traçando ações sazonais por conta do calendário promocional não é estratégia de marketing. Aliás, que tal a gente exaltar não só os grandes criativos, mas também os grandes planejadores de marketing?!
Aliás, onde estão eles? Aliás, eles existem?
Se você conhece um grande planejador de marketing, apresente-me por favor. Quero uma foto, um autógrafo e um fio de cabelo.
Quer mais?
Conheça bons marketeiros aqui e sugira outras boas palestras nos comentários.
Ken Schmidt – Make Some Noise
Seth Godin - Greater Talent Speakers Bureau
Um comentário:
Prezados:
eu não costumo me importar com a maioria das coisas o suficiente para escrever sobre, mas tenho algumas palavras para compartilhar sobre isso.
Um dos 7 encartes é meu. Meu do verbo meu-cliente-autorizou-e-eu-veiculei.
Enquanto não é uma situação ideal ter meia dúzia de encartes junto ao seu, certamente é melhor do que não ter um encarte junto à meia dúzia.
Pode ter parecido algo piegas, mas acho que isto acontece porque, como vssa. disse, esta iria para sua sogra, que é "um pouco" mais dentro do target da revista e do nosso cliente - porém isso acontece com o "você marqueteiro", mas com certeza a sua sogra leu e guardou.
prvavelmente amassou e jogou fora, mas leu.
A minha avó, por exemplo, adora quando recebe aqueles panfletos de supermercado dentro do jornal, com promoções, assim ela não precisa ir até o supermercado (Que fica a 5 minutos, é interior) para ver o que está em promoção.
portanto, acho que acaba sendo um pensamento leviano(não no mal sentido, claro), é muito fácil falar eu teria feito isso assim, ou eu teria gravado esta cena com fundo verde ou essa música precisa de mais grave.
Falo isso por experiência, pois ninguem é mais chato e critica mais do que eu. (pelo menos me ser chato, sei que posso exibir minha maestria sem humildade)
moral da história:
Levei horas p/ escrever este comentário, a página expirou, perdi o final e não consigo ir p/ casa p/ jogar wii.
um abraço.
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