sexta-feira, agosto 03, 2007

A bolha do Second Life

Há tempos eu não voltava ao Webinsider, por ter sentido que os textos mais recentes vêm assumindo forte caráter de "auto-ajuda da internet" (ou "guia prático de como sobreviver online"), deixando de lado a natureza crítica e a abordagem de assuntos inovadores que possuía antigamente.

Mas hoje, olhando o feed do site, encontrei o texto "Second Life: muito barulho por (quase) nada", do Juliano Spyer. Muito bacana! Acho que a mídia está começando a enxergar algo que sempre defendi calado, com medo de parecer anti-evolucionista ou conservador: a internet não está pronta para o Second Life e o Second Life não está pronto para a internet.

O problema fica mais óbvio quando olhamos para o mercado brasileiro. As grandes empresas têm investido rios de dinheiro em uma plataforma de baixíssima audiência, simplesmente pelo hype (já não tão hype assim) de estarem lá dentro. Novos projetos são criados, novos profissionais contratados; mas as pessoas - tirando os raros aficcionados - não vêm graça alguma naquilo tudo. Uma mini-bolha na internet. E o SL em si, vamos combinar: está longe de ser minimamente usável pelos modems de 256kbps que temos no Brasil.

Uma grande mudança precisa acontecer para o Second Life emplacar.

(O texto do webinsider faz referência a esse outro texto aqui, do Chris Anderson - autor do excelente The Long Tail)

Update: a Wired também publicou um ótimo artigo sobre o assunto.

3 comentários:

Ale_martins@blogger disse...

É uma mini bolha mesmo so que o mercado de internet agora está mais maduro do que na epoca da bolha original.... second life é algo sem objetivo e nao é nada mais do que um chat evoluído.
Qto as pessoas que ganharam dinheiro no SL... é como enterro de anão, sabe que existe mas nunca ninguem viu!

Thiago Onorato disse...

Cara, concordo com o texto (alias muito bm Fabricio) e com o comentário do Alessandro. Só acho que o SL é um ambiente bacana para algumas empresas testarem conceitos e produtos, já que é um lugar onde tudo é possível.

Anônimo disse...

O SL é o inicio de alguma coisa que vira no futuro....essa coisa de que é a melhor coisa do mundo isso é um monte de agencias querendo criar projetos....acredito que qualquer empresa antes de desenvolver alguma coisa la, precisa ter total nocao do objetivo e ter nocao que precisa de ter conteudo atrativo para que as pessoas se sintam estimuladas a acessarem....