Twitter, um hypezinho muito sem graça
Há algum tempo já se fala do Twitter, o que lá nos EUA já se tornou uma febrezinha, aqui no Brasil ainda não vingou. Vi que as "celebridades" da blogosfera já tem conta, vi do Edney (Interney), do Inagaki (Pensar Enlouquece), do Fábio Seixas (versão Txt), do Tiago Dória e do Cris Dias, mas ainda não vi o real benefício dessa comunidade.
É só mais um Scrapbook, são simples trocas de curtas informações que a maioria de nós faz via Orkut, e justamente por isso acredito que não vai vingar aqui em terras brasileiras. Sei lá, acredito que os blogueiros estão aderindo pra aumentar as conversações e talvez até ganhar uma quantidade maior de links apontando para seus domínios, pra gerar mais visitas e melhorar seus PageRank (isso se os buscadores derem relevância para os links vindos do Twitter).
Eu criei minha conta no Twitter pra testar, e até agora não vi muita vantagem nisso, principalmente depois de ver uma aula do Rene de Paula Jr. sobre a infinita criação de comunidades e de como não chover no molhado. Lá ele fala do fator tempo, que nós usuários/consumidores não temos tempo pra ficar participando ativamente de tantos grupos e discussões...e aí pergunto, qual a real benefício e diferencial do Twitter, se essas pequenas conversações podem ser feitas via comentários nos blogs, scraps no orkut ou até mesmo nos nicks do Windows Live Messenger?
4 comentários:
olha, qdo entrei nesse serviço, em jul/2006, o bacana era poder mandar gratuitamente pela net sms individuais ou coletivos pra seus amigos. e se você mudasse de telefone
seus amigos continuarim te localizando pelo seu perfil. mas agora acho q nem dá mais pra fazer isso. só pelo microblogging em si é meio sem graça mesmo.
Olha, taí um assunto bacana. Também não vejo graça no twitter como rede social - acho que os comunicadores instantâneos são muito melhor resolvidos nesse sentido. Mas vejo a ferramenta como uma boa opção para publicação de conteúdos em tempo real, podendo substituir muitas ferramentas caras de blogging ao desenvolver um projeto interativo para um cliente real do mercado.
Confesso que um dia assinei o twitter de um renomado blogueiro do mundinho tech e fiquei entediado com a quantidade de lixo que era publicada por minuto. Caí fora =)
Talvez se a gente conseguisse amarrar o uso do Twitter a todo um plano de comunicação, uma ação diferente. Nada mais. Mas como não me considero early adopter desse tipo de serviço, fico com a opinião dos colegas daqui.
obrigadissimo pela menção :)
abraços
rene
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