quinta-feira, março 08, 2007

O Marketeiro Irado!

Não pude deixar de dar uma atenção ao meu amigo Edu, que ao saber do Adrulez, tomou coragem para expressar seu lado "O Marketeiro Irado!". Vejam que desabafo:

"VELHOS MARKETEIROS, NOVOS CONSUMIDORES

O que está passando na cabeça dos marketeiros atuais? Sinceramente não tenho a mínima idéia. E as vezes me sinto até com vergonha de preguntar, já que sou um deles.
Minha indignação baseia-se nos seguintes pontos:
- A internet brasileira tem a maior taxa de crescimento do mundo.
- O Brasil está entre as dez nações com o maior número de internautas.
- O brasileiro passou o americano no que se refere a tempo gasto na Internet por dia.

Diante dessa realidade a verba de comunicação gasta no país em Internet cresce de maneira ridicula. E quando acontece, ocorre de maneira completamente fora de atingimento de público.

Os dados quantitativos já foram expostos acima. Agora analisemos,a situação de maneira qualitativa. De que maneira a Internet brasileira está crescendo: sites de reacionamento e blogs me parecem ser os grandes atores desse novo filme.

Basta analisar a reação da Google com o crescimento do Orkut. E o Orkut é literalmente um site de relacionamento composto por 80% de brasileiros. Blogs - estamos em um agora. Tomou o mercado de site de notícias, por uma simples razão. É o meio mais democrático de divulgação de noticias, pessoais ou sociais.

Peço dessa maneira a todos os marketeiros de plantão, acordem! Os jovens brasileiros são completamente conectados, falaz na linguagem do www, diminuiram as palavras e deram outros valores para as letras do alfabeto.

Aos meios de comunicação tradicionais apenas um comentário: ou mudam, ou adeus. Farão parte da história falida da comunicação brasileira, pois não viram uma simples coisa: o jovem brasileiro não pega na mão, ele apenas tecla.

Edú"

Taí um ponto de vista singular. Seria confortante se eu pudesse acreditar que as novas gerações de profissionais de marketing terão um mindset mais aberto.

Edú, aguardamos mais colaborações

5 comentários:

gaitha disse...

Sim, o Brasil ocupa uma posição invejável na internet, com números que crescem diariamente.
Porém, O Brasil também é um país de grandes desigualdades sociais e econômicos, de modo que embora a tecnologia esteja avançando bastante, ainda não alcançou grande penetração na população.

É inegável que a internet é uma mídia do futuro, que fará não apenas parte das verbas publicitárias, mas também da vida de muitas pessoas; e as empresas que estão investindo hoje têm grandes chances de se dar bem, porém, para a maioria dos anunciantes, talvez a internet seja mais um meio de influenciar opiniões e criar uma imagem positiva diante de um público minoritário do que, efetivamente, gerar vendas.
E acho que esse é o pensamento de grande parte das marcas por aí...
Enfim... assunto pra mais um post...

Guto Okamoto disse...

Acredito que muitos profissionais de marketing investem miséria na internet porque analisam de uma forma muito superficial o retorno de suas ações de comunicação na web.

O que quero dizer é que nós, "novos consumidores", utilizamos muito mais a internet pra pesquisa de informação do que para efetivar uma compra via site da empresa. Na verdade nós consumimos conteúdo.

Concordo com a Gai, a internet tem papel fundamental para influenciar opiniões, mas elas geram vendas indiretamente. Acho que todos nós fazemos o mesmo processo: pesquisamos na internet e efetivamos a compra em uma loja de "tijolo e argamassa". Daí a importância de se investir na web e de se analisar mais profundamente o retorno desse investimento.

Ah, e já que o post cita o Orkut, se preparem porque logo mais começam a ser veiculadas as primeiras peças gráficas nessa aldeia brasileira, segundo a Maíra da HotList. (http://extranet.hotlist.com.br/blog/)

Fabricio Teixeira disse...

Concordo plenamente: ou os meios de comunicação mudam e se adaptam a essa nova tendência, ou entrarão para a história.

Só é importante lembrar que os jovens www correspondem a pouco mais de 10% dos jovens brasileiros. A internet ainda precisa se popularizar MUITO para ameaçar meios com tanta penetração quanto a TV e o rádio.

Valeu pelo texto, Edu!

Anônimo disse...

Senhores..concordo com os comentários acima...são muito pertinentes já que a taxa de penetração da Internet brasileira pode ser maior.
Agora que nos somos apenas consumidores de conteúdo, isso eu não posso concordar.
Façam me o favor, o faturamento de americanas.com e submarino são gigantescos. Eles estão entre os 10 principais clientes de muitos ramos de mercado.
Infelizmente, aguardo um comentário que agregue mais.

gaitha disse...

oi edú,
acho que você generalizou um pouco os comentários. eu pelo menos, não acho que somos apenas consumidores de conteúdo, e em nenhum ponto deixei de negar a importância do consumo online.
acontece que este ocorre apenas aos que têm acesso à internet. e o meu ponto é que esse uso ainda não foi democratizado.
sim, dentro do "segmento" internet, temos um grande mercado a ser explorado. o que me preocupa é a visão que as empresas em geral têm com a falta de efetivade do meio sobre o público off-line (que não têm acesso a isso...), na maioria, marcas populares.
talvez seja essa fatia do bolo que impeça um maior investimento na internet do Brasil...